em destaque

A hora da universidade

15 de setembro, 00:30

A universidade é um novo ciclo que muda vidas e cria e destrói ilusões. Depois virá tudo o resto...

Cerca de 50 mil jovens andam por estes dias por todo o país a tentar organizar a sua vida como estudantes universitários. Precisam de encontrar quartos relativamente baratos e as estruturas de apoio que lhe dêem qualidade de vida. Para uns será fácil, para outros será a primeira batalha dura das suas vidas. Quem tem menos sofre mais.

A geração que agora chega à universidade vai lidar com ideias novas e novas formas de organização. Vai preparar-se para a vida e para um mundo cada vez mais agressivo, incerto e pouco solidário. Vai crescer. Das novas ideias surgirão novas perguntas e novos desafios. Muitos descobrirão o fascínio da política, outros não. Todos sabem que os tempos são difíceis e as famílias tentam estar à altura do desafio.

É, em regra, um tempo de sacrifícios que faz de muitos pais verdadeiros heróis. Todos crescem e amadurecem juntos. A universidade é um novo ciclo que muda vidas e cria e destrói ilusões. Depois virá tudo o resto, desde o mercado de trabalho à relação com a sociedade agreste em que vivemos. Para isto ninguém nasce ensinado.

comentários

comentar
Faltam 350 caracteres