em destaque

Homem ateia fogo ao quintal em Olhão

Segunda-feira - 11/2/2019
Situação tem sido recorrente nos últimos dois anos.

Rega casa com 10 litros de gasolina e ateia fogo

Sexta-feira - 25/5/2018
Moradora tinha ação de despejo e decidiu vingar-se do proprietário, destruindo a casa, em Portimão.

Dolo e desejo

Domingo - 22/9/2013
No caso do triplo homicídio cometido há cerca de um ano, em Queluz, por um homem que bloqueou o elevador em que seguiam a cunhada, a sobrinha e um trabalhador da segurança privada, regando-os com gasolina e ateando-lhes fogo, a defesa terá alegado que o arguido só quis pregar um susto às vítimas, sem desejar a sua morte. O argumento será procedente?

Homicídios por incêndios

Domingo - 15/9/2013
Alguns crimes de incêndio florestal desencadearam situações que levaram à morte de bombeiros – em 2013, há já oito a lamentar. Estes acontecimentos são revoltantes, mas não poderemos deixar de analisar com objetividade e justiça o que está em causa, distinguindo, nomeadamente, os crimes menos graves (negligentes) dos crimes mais graves (dolosos).

Mulher

Terça-feira - 18/12/2012
Relatório da OCDE sobre a importância das mulheres terem um emprego para o crescimento da economia aponta a Índia e Portugal como os países onde elas trabalham muito mais tempo do que eles.

Aranhas e ateístas

Sexta-feira - 2/10/2009
A convite da Conferência Episcopal Portuguesa e do Presidente da República, Bento XVI desloca-se ao nosso país, entre 11 e 13 de Maio de 2010. Pouco interessa para a vinda do Papa os detalhes do processo do anúncio, embora haja entre nós especial cuidado em explorar tudo o que seja processual, talvez por desinteresse ou incapacidade para entrar nos conteúdos fundamentais.

Dois no poder

Segunda-feira - 2/2/2009
A República Malgache, na África Oriental, teve no fim-de-semana o ‘golpe de estado verbal’, com dois a reclamarem a cadeira do poder: o presidente da câmara da capital, Andry Rajielina, afirmou solenemente assumir a gestão dos assuntos nacionais, enquanto o presidente, Marc Ravalomanana, no interior do país, jurava manter a função. A OUA, reunida em Addis Abeba, sentenciou que "é totalmente proibido tomar o poder por meios não constitucionais". Será?

Fogos sem memória

Sexta-feira - 5/8/2005
Pelo drama tantas vezes repetido de gente que fica sem casa, de aldeias evacuadas, de milhares de hectares verdes que volvem cinza, o combate aos incêndios deveria ser um dos grandes desígnios nacionais.

PAÍS DE FULANISMO

Sexta-feira - 22/10/2004
Não há tempos mortos. O Governo ora ateia fogos ora faz de bombeiro. E nós sempre presentes sem um minuto de descanso. Não há rotina que resista (...)

FUMO COM FOGO

Segunda-feira - 18/8/2003
Os soldados da paz constituem, no seu todo nacional, a corporação mais económica do País. (...) Mas como em todas as actividades, também neste domínio há ovelhas ronhosas...