em destaque

Herança de Mário Soares ainda está por dividir

Quinta-feira - 10/1/2019
Ex-presidente deixou um património avaliado em 17 milhões de euros.

Adeus impostos

Sabado - 29/1/2011
O Banco Espírito Santo (BES) aumentou a sua participação na Portugal Telecom (PT) para 10,03%. Com este negócio, Ricardo Salgado consegue contornar o novo regime fiscal que recai sobre os dividendos e que penaliza fortemente os accionistas residentes com menos de 10%, aplicando-lhes uma taxa de retenção de 21,5% e obrigando ao pagamento de 29% de IRC sobre os dividendos distribuídos em 2011.

Nem andar a pé escapa aos cortes

Quinta-feira - 6/1/2011
Nos tempos da ditadura corria uma anedota muito engraçada sobre Salazar. Homem rigoroso com as contas públicas, forreta até mais não, mandou publicar um despacho em que autorizava os funcionários públicos a comerem erva de borla, sem pagarem qualquer taxa, em todos os jardins e parques do Estado. Era uma anedota, nada mais.

Consenso não é tudo

Sabado - 25/9/2010
Cena familiar: a minha filha, de 15 anos, agarrada ao computador, percorre a matéria trazida da escola, enquanto eu, de óculos na ponta do nariz, finjo interesse na leitura do livro comprado horas antes.

Arrepiar caminho

Sabado - 24/4/2010
Nos tempos que correm parece haver uma única área em que as nossas capacidades de produção se processam a bom nível. Não se trata de humor negro, mas nos números do desemprego as estatísticas apontam subidas consistentes. No final de Março, os desempregados já são quase 572 mil, depois de mais de dez mil recém-chegados, o que revela um crescimento de 18 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o FMI, até final de 2010, um total de 40 mil ficará sem trabalho. Vamos, pois, alegremente a caminho dos 600 mil empregos desfeitos.

Estar presente

Sabado - 12/12/2009
O XVIII Congresso da ANMP decorreu sob o lema "Investir nas Pessoas, Desenvolver Portugal". Acredito que as autarquias desempenharão um papel cada vez mais central na vida de cada comunidade. É certo que, actuando de forma concertada, o poder autárquico assumirá maior importância.

AS PICARETAS FALANTES

Domingo - 29/8/2004
“Nem Manuel Alegre, nem João Soares conseguem conter esta sofreguidão de teta, esta fome de poder sem critério, esta ambição de emprego por impossibilidade de outra carreira”.

A ORDEM DO RIDÍCULO

Domingo - 2/5/2004
O movimento que [Isabel do Carmo] dirigia colocou bombas, fez correr sangue, causou a morte de pelo menos duas pessoas e por tudo isso ela foi condenada a onze anos de prisão

AFECTOS

Quinta-feira - 29/4/2004
Estava tentado a denunciar estes tiques maniqueístas como típicos de uma certa esquerda quando o CDS-PP me estragou o discurso