CMTV

Atualidade

Ex-presidente do Peru morre após disparar sobre si próprio antes de ser preso pela polícia

Alan Garcia atirou sobre o pescoço quando as autoridades chegaram a casa dele para o deter.

Ex-presidente do Peru morre após disparar sobre si próprio antes de ser preso pela polícia
O ex-presidente do Peru, Alan Garcia, morreu após ter disparado sobre si próprio esta quarta-feira antes de ser preso pela polícia.

Garcia disparou sobre o pescoço quando as autoridades chegaram a casa dele para o deter.

O ex-presidente, com 69 anos, foi tranportado para o hospital Casimiro Ulloa.De acordo com a agência Reuters, Garcia teve de ser sujeito a uma cirurgia de emergência, acabando por morrer no hospital.

Garcia faz parte
 dos quatro ex-chefes de Estado do país que se encontram sob investigação por, supostamente, terem recebido subornos da construtora brasileira Odebrecht. 

O caso dessa empresa, no Peru, é o maior escândalo de corrupção na América Latina e envolve também outros ex-presidentes como é o caso de Alejandro Toledo, Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski.

No ano passado, Garcia pediu asilo ao ruguais, no entanto o mesmo foi recusado depois de o ex-presidente ter passado cerca de duas semanas na embaixada do país, em Lima.

O ex-dirigente, que presidiu o país de 1985 a 1990 e também entre 2006 e 2011, tem vindo a negar as alegações. Garcia argumenta que está a ser vítima de preseguição política.