Bola de Ouro 2020 não vai ser atribuída. Saiba porquê

Publicação francesa anuncia decisão justificando com situação excecional derivada da pandemia.

Bola de Ouro 2020 não vai ser atribuída. Saiba porquê

A France Football anunciou esta segunda-feira que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída. "Circunstâncias excecionais, decisões excecionais. Pela primeira vez, desde 1956, a Bola de Ouro não será atribuída em 2020, face às atuais condições", começa por explicar a revista.

"Um ano único não pode - e não deve - ser tratado como um ano comum. Em caso de dúvida, é melhor abstermo-nos do que persistir", pode ler-se num dos pontos elencados na publicação francesa, que sublinha que "a justiça que prevalece neste prémio não pode ser preservada, principalmente no nível estatístico e também na preparação, uma vez que todos os aspirantes ao prémio não estão no mesmo barco, alguns tendo visto a sua temporada sido cortada radicalmente outros não. Então, como é que se compara o incomparável?", questionam.
E prosseguem: "Não queríamos colocar um asterisco na lista de prémios no estilo de "troféu ganho em circunstâncias excecionais devido à crise de saúde Covid-19". Preferimos uma pequena entorse (a nossa história) a uma grande cicatriz. É a primeira vez desde 1956 que a Bola de Ouro faz uma pausa. O parêntese não nos agrada, mas parece-nos o mais responsável e lógico. Proteger a credibilidade e legitimidade de tamanho prémio também significa garantir que seja irrepreensível ao longo do tempo".

"Apenas dois meses (janeiro e fevereiro), dos 11 geralmente necessários para formar uma opinião e decidir entre os melhores, é muito pouco para avaliar e julgar, uma vez que os outros jogos ocorreram (ou não ocorreram de todo) em outras condições e formatos (porta fechada, cinco substituições, final 8 europeia numa única partida) muito longe do panorama normal. Não podemos confiar em épocas aleijadas, com tantos arranjos especiais, para eleger o melhor. O melhor de quê, a propósito? Não seria digno de nossa história. Nestes tempos turbulentos, fazer uma pausa é um luxo e uma necessidade inestimável. Para que o futebol, como um todo, recupere força e força, paixão e emoção", concluem.
  • 10:29 MUNDO LOUCO
  • No ar SOS DONOS EM APUROS