"[Galamba] já tirou as suas próprias consequências": Costa reage a insultos de governante a programa da RTP

PM apelou a que governantes façam como ele perante a pressão: "Eu roo as unhas um bocadinho".

Correio da Manhã|12 de maio de 2021 às 19:58
Durante o debate quinzenal desta quarta-feira, António Costa referiu-se à polémica que surgiu após o secretário de Estado da Energia, João Galamba, se referir ao programa da RTP 'Sexta às 9' como "um estrume".

Questionado sobre o tema, por André Ventura, António Costa declarou que o governante "já tirou as suas próprias consequências por ter considerado inapropriada a forma como se expressou sobre esse programa", e reforçou que ele próprio considera que "não é a expressão adequada" para se referir ao espaço de investigação apresentado por Sandra Felgueiras.
António Costa apelou aos membros do Governo para terem "nervos de aço" quando ouvem "coisas mais desagradáveis" e que façam como ele: "Eu roo as unhas um bocadinho", disse em tom irónico o primeiro-ministro, antes de devolver o ataque a André Ventura.

"Tenho a certeza que o senhor deputado nunca diria isso sobre o 'Sexta às Nove', terminou.

A polémica estalou depois de o secretário de João Galamba, ter classificado o programa ‘Sexta às 9’, da RTP1, como "estrume" e "coisa asquerosa".

Os comentários surgiam como resposta a um utilizador da rede social Twitter que afirmava: "Todas as semanas abro uma garrafinha do @joaogalamba e sento-me a ver o estrume por ele produzido". O comentário de João Galamba não se fez esperar. "Lamento, mas estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada ‘um programa de informação’. Mas se gosta desse caso psicanalítico em busca da sua expiação moral, bom proveito." O comentário acabaria por ser eliminado horas mais tarde, mas criou uma onde de indignação de vários quadrantes políticos.
  • No ar CM JORNAL 20H
  • 00:30 ESPECIAL INFORMAÇÃO