ATUALIDADE
Papa Francisco defende sogras e pede que sejam tratadas melhor
É de grande importância "uma aliança de gerações", sublinhou o Papa.
Correio da Manhã|27 de abril de 2022 às 16:20
O Papa Francisco apelou esta quarta-feira a um melhor tratamento das sogras e pediu-lhes que parassem de criticar. "A vós, sogras, digo: tenham cuidado com as vossas línguas. É um dos pecados das sogras, a língua", disse o Pontífice na Praça de São Pedro, no Vaticano, Itália.
Na aparição, Francisco, citado pelo El País, salientou que existem "lugares comuns sobre os laços de parentesco criados pelo casamento, especialmente entre sogra e nora" e pediu para superar "os preconceitos mais comuns". "Hoje a sogra é um personagem mítica e não estou a dizer que pensamos que são o diabo, mas diz-se sempre que são más. Mas eles são a mãe do seu marido, da sua mulher", salientou ainda.
De acordo com o Papa, as sogras "são também mães, já são velhas e uma das coisas mais agradáveis para as avós é ver os seus netos". "É verdade que por vezes elas são um pouco especiais, mas deram tudo de si".
Para Francisco, devemos "pelo menos fazê-las felizes, deixá-las viver a sua velhice com felicidade", acrescentou.
Num apelo a ambos os lados, o Papa destacou que "a juventude revela-se capaz de dar novo entusiasmo à idade madura" e que "a velhice se descobre capaz de reabrir o futuro para a juventude ferida", daí a importância de "uma aliança de gerações".