Marinha e Autoridade Marítima alertam para agravamento do tempo nos Açores

Agitação marítima "poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12,5 metros".

Marinha e Autoridade Marítima alertam para agravamento do tempo nos Açores

A Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertaram esta sexta-feira para o agravamento das condições meteorológicas no arquipélago dos Açores a partir de sábado e até segunda-feira.

Em comunicado, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional indicam que a previsão do vento e do estado do mar apontam para "um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as 06h00 de sábado e as 18h00 de segunda-feira".

"A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12,5 metros", lê-se no comunicado.

Na nota é ainda referido que são esperados ventos com uma intensidade média até 85 quilómetros por hora e rajadas até 150 quilómetros por hora, provenientes do quadrante Oeste.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam, por isso, a comunidade marítima e a população para "os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

Assim, é aconselhado o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas e são desaconselhados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente nos molhes de proteção dos portos, arribas ou praias.

A Autoridade Marítima e a Marinha desaconselham ainda a prática da pesca lúdica, "em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas", já que nas condições meteorológicas que são esperadas "o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

• No ar LIGA D´OURO
  • 00:30 JORNAL DA MEIA-NOITE