Atualidade
António Costa decide futuro de João Galamba após reunião com ministro
Primeiro-ministro reuniu-se hoje com o titular da pasta das Infraestruturas depois de quebrar o silêncio sobre a polémica no caso TAP.
Correio da Manhã|01 de maio de 2023 às 22:24
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, já reuniram em São Bento. A reunião demorou mais de uma hora e o ministro das Infraestruturas abandonou o local sem prestar declarações aos jornalistas. O primeiro-ministro cancelou a agenda política para a tarde desta terça-feira.
Recorde-se que o primeiro-ministro quebrou esta segunda-feira à noite o silêncio, em declarações à RTP3, sobre a polémica que envolve o ministro das Infraestruturas e o Serviço de Informações de Segurança (SIS) e revelou que "ninguém no Governo deu ordens ao SIS" para intervir na recuperação do computador do ex-adjunto de João Galamba.
"O gabinete do ministro fez o que lhe competia fazer: dar o alerta às autoridades e as autoridades agiram em conformidade", afirmou o chefe do Governo.
António Costa anunciou reunir-se com o ministro das Infraestruturas, porque "há coisas que não se tratam nem no estrangeiro e só se tratam pessoalmente".
O primeiro-ministro aproveitou para defender João Galamba e sublinhou que não foi "nem tinha que ser informado" sobre a atuação do SIS. "É muito claro para mim que o ministro [das Infraestruturas] não escondeu nem pretendeu esconder qualquer documento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e entregou à CPI os documentos que estavam em causa. Acho normal que perante o roubo de um computador, que tem documentos classificados, haja um alerta e que as autoridades atuem em conformidade", atirou António Costa.
Questionado sobre se já conversou com o presidente da República sobre o caso, o primeiro-ministro preferiu não comentar. "Eu converso muitas vezes com o Sr. presidente da República. Nunca ninguém me ouviu, nem nunca ninguém me ouvirá fazer qualquer comentário sobre qualquer conversa com o Sr. presidente da Républica. O que eu posso dizer, e que é público, é que eu e o Sr. presidente da República falamos com muita frequência". Segundo o Observador noticiou esta segunda-feira, o Presidente da República já terá ligado ao primeiro-ministro para esclarecer a polémica.
Segundo o Expresso, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que, no seu entendimento, o ministro das Infraestruturas não tem condições para continuar no Governo.
Recorde-se que a exoneração do ex-adjunto de Galamba, Frederico Pinheiro, foi conhecida na sexta-feira. De acordo com o ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba procurou omitir informação à comissão de inquérito à TAP. O SIS terá intervindo para recuperar o computador que Frederico Pinheiro levou do ministério das Infraestruturas para casa.