Boris Johnson anuncia regresso gradual à normalidade no Reino Unido

Primeiro-ministro britânico alerta que a pandemia não está vencida e pede que não se descurem cuidados.

Boris Johnson anuncia regresso gradual à normalidade no Reino Unido
Correio da Manhã|10 de maio de 2020 às 20:02
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou este domingo um plano de desconfinamento em três fases medidas em cinco níveis de alerta diferentes.

"Não haverá fim imediato para o bloqueio do coronavírus no Reino Unido", disse o primeiro-ministro Boris Johnson no domingo, estabelecendo planos para começar a diminuir gradualmente algumas das medidas que paralisaram grande parte da economia por quase sete semanas.

"Não é hora de simplesmente encerrar o bloqueio esta semana", disse Johnson. "Em vez disso, estamos tomando as primeiras medidas cuidadosas para modificar nossas medidas".

As medidas começam por permitir que as pessoas passem tempo ao ar livre para lazer, desde que se mantenham socialmente distanciadas umas das outras. Quanto às lojas e escolas, do 1.º ao 6.º ano, só devem voltar a abrir a 1 de junho no Reino Unido, anuncia Boris Johnson.

Os voos também vão regressar mas com regras apertadas. Quem chegar ao Reino Unido de outro país deve permanecer em quarentena por 14 dias, obrigatoriamente.

A partir de segunda-feira, aqueles que não puderem trabalhar em casa serão ativamente incentivados a ir para o trabalho.

"Você pode se sentar ao sol no parque local, pode ir a outros destinos, pode até praticar desporto, mas apenas com membros da sua própria casa", sublinhou.

Segundo antecipou quinta-feira o chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, as alterações são pequenas e graduais.
  • No ar JORNAL DE PORTUGAL
  • 21:45 LIGA D´OURO CHAMPIONS