Falhas de eletricidade de Norte a Sul do País

Há vários concelhos sem energia devido a um problema na rede elétrica europeia.

Falhas de eletricidade de Norte a Sul do País
Correio da Manhã, Lusa, Aureliana Gomes e Bernardo Esteves|24 de julho de 2021 às 17:09
Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa está a atingir vários países, entre os quais Portugal, confirmou à Lusa fonte da EDP. A fonte deu conta que pelas 17h00 existiam vários concelhos no País sem acesso a eletricidade.

Trofa, Caldas da Rainha, Sesimbra, Santo Tirso, Moscavide, Olivais, Lisboa, Loures, Soure, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada, Parede, Penafiel e Lagoa são alguns dos locais que registaram falta de eletricidade.

Pelas 18h20, a E-REDES informou que o serviço de fornecimento de energia elétrica em Portugal foi reposto sublinhando estar em regime de funcionamento normal.

"Na sequência do problema registado esta tarde, com origem na rede elétrica europeia, a E-REDES informa que o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal", lê-se na informação atualizada enviada à agência Lusa.

Incidente com hidroavião em França na origem do problema
Segundo a Red Elétrica espanhola relata ao EL Mundo, tudo terá tido origem no incidente com uma aeronave. Um hidroavião terá colidido com postes de muito alta tensão em França, causando o colapso da rede europeia.

Avaria em subestação de Bustelo
Vários concelhos do Norte do País ficaram sem energia elétrica, nesta tarde de sábado. Em causa, segundo uma nota da Câmara de Paços de Ferreira, está uma avaria na subestação de Bustelo, naquele concelho.
Ainda segundo a autarquia pacense, equipas da EDP já se encontram no local a proceder à reparação da avaria, no sentido de repor o fornecimento de electricidade o mais rápido possível.

Diversas regiões de Espanha e França afetadas por apagão esta tarde
Avarias nas linhas de alta tensão em Espanha e França estão a provocar cortes de energia que afetam centenas de milhar de pessoas em diversas regiões destes dois países.

Uma avaria na linha de "muito alta tensão de 400.000 volts" da Rede Elétrica Espanhola provocou esta tarde um apagão que afetou centenas de milhar de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

Também em França, a Costa Basca está a ser afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de 'media' locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.

Na região de Borgonha, cerca de 25.000 casas estão sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo os 'media' locais.

Os apagões, que também estão a afetar vários concelhos em Portugal, ocorrem desde o início da tarde e estão a afetar seletivamente diversas regiões da Península Ibérica e também de França.

Em Espanha, as comunidades autónomas mais afetadas são Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

• No ar CM JORNAL HORA DO ALMOÇO
  • 21:45 LIGA D´OURO CHAMPIONS