António Lacerda Sales garantiu esta quinta-feira que Portugal tem uma reserva estratégica de vacinas contra a varíola.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu esta quinta-feira que Portugal tem uma reserva estratégica de vacinas contra a varíola.
"Nós temos vacinas para a varíola na nossa reserva estratégica nacional e portanto estamos protegidos em relação a essa matéria", referiu Lacerda Sales no Porto.
"Todos nós sabemos muito pouco sobre a origem do vírus. É uma matéria que está em estudo. Os últimos números que tive conhecimento foram de 14 casos de monkeypox. Estão todos bem, estáveis, mas como sabem é uma doença que ainda não tem um tratamento específico. As pessoas em causa estão a ser seguidas e monitorizadas", acrescentou.
Lacerda Sales explicou que o vírus "é transferido do macaco para o homem. É, assim, disperso pela raça humana e portanto a saúde hoje é uma saúde global e nós temos muita difículdade em sabermos se vai ter ou não uma grande expressão em Portugal".
"As medidas preventivas são a sensibilização para não se ter comportamentos de risco. Esta doença não é uma doença de grupos de risco é uma doença de comportamentos de risco ao qual todos estamos sujeitos", adiantou.