Sem-abrigo 'herói' emociona-se com onda de solidariedade

Leitor do CM quer oferecer casa a Manuel Xavier.

A carregar o vídeo ...

Francisca Genésio|09 de novembro de 2019 às 14:38
"Estou eternamente agradecido", desabafou, emocionado, Manuel Xavier, o sem-abrigo que encontrou um recém-nascido no lixo, na terça-feira, em Lisboa. O desabafo aconteceu esta sexta-feira, depois de Manuel conhecer a casa que um leitor do Correio da Manhã lhe quer oferecer. "Quero agradecer aos portugueses por tudo aquilo que estão a fazer por mim", acrescentou.

A casa, situada em Cascais, está abandonada há cerca de dois anos, mas o proprietário, que prefere manter o anonimato, garante que caso Manuel queira mudar-se, vai realizar todas as obras e tornar o espaço habitável e acolhedor. "Trata-se de uma solução a longo prazo, mas é só dizer que sim e eu começo já a obra", disse o leitor do CM.

"Este senhor está a fazer tudo. As condições, para já, ainda não são muitas, mas deixo um agradecimento, como é lógico, do fundo do meu coração", realçou Manuel Xavier.

A história de vida de Manuel Xavier, dada a conhecer, em exclusivo, pelo Correio da Manhã, tem gerado uma onda de solidariedade no País. Ao CM chegaram diversas ofertas de ajuda, de vários pontos do País.

Há propostas de emprego, ofertas de roupas e de mantimentos e até ajuda para que este homem, de 44 anos, possa ir visitar a mãe, com cancro nos intestinos, internada em Coimbra. Há mais de meio ano que Manuel não vê a mãe. "Prometi à minha mãe que não vou voltar a viver na rua", garantiu.

Manuel Xavier tornou-se um herói depois de salvar o bebé que foi atirado para o lixo. Foi desta forma que foi apelidado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mais de um ano de espera para operação
Manuel Xavier arrisca-se a ficar mais de um ano à espera para ser sujeito a uma operação à coluna. Documentos a que o CM teve acesso provam que, na terça-feira, foram marcadas duas ressonâncias magnéticas, à coluna cervical, assim como à coluna lombar, para o dia 8 de setembro de 2020 (daqui a 10 meses), tendo em vista uma eventual operação à coluna no Hospital de São José, em Lisboa.

Depois, tendo por base que mais de 3 mil doentes não prioritários aguardam, em média, 184 dias por uma primeira consulta de Neurocirurgia naquele hospital, Manuel deverá ter de esperar mais meio ano.

Após confirmada a necessidade de ser operado, passará a engrossar a lista de mais de mil pessoas que aguardam, quase três meses, por uma cirurgia da especialidade. No total, entre exames, nova consulta e cirurgia, deverá esperar mais de um ano.n m.b.

Começou a trabalhar com apenas 13 anos
Manuel Xavier, de 44 anos, revelou no programa da CMTV, ‘Manhã CM’, toda a sua história. "Comecei a trabalhar muito cedo, aos 13 anos", contou. Foi casado cerca de 17 anos com a mãe do filho, de 16, e explicou que a relação terminou porque começou a ter problemas com o álcool. Manuel fez recuperação.

Marcelo abraça e agradece a Manuel
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quis agradecer pessoalmente a Manuel Xavier pelo gesto de "humanidade" que teve ao salvar um bebé. Depois de o apelidar de "herói", abraçou-o. O encontro foi presenciado pelo CM em exclusivo.

Tempo máximo de espera de 150 dias
O tempo máximo de respostas para uma primeira consulta de especialidade hospitalar, para um doente com prioridade "normal" referenciado pelo centro de saúde, é 150 dias.

270 dias são limite para cirurgias
270 dias seguidos é o tempo máximo, considerado clinicamente aceitável, para cirurgia programada, em casos de doentes com baixa prioridade.

PORMENORES
Morava há 4 meses na rua
Manuel Xavier tem 44 anos e é natural de Mem Martins, em Sintra. Mora na rua, em Lisboa, há cerca de quatro meses. Foi obrigado a deixar o trabalho, na construção civil, devido a problemas graves na coluna.

Gostava de ‘batizar’ bebé
Manuel Xavier ficou em choque quando viu o bebé no interior ecoponto, junto à discoteca Lux, em Lisboa. Gostava que o recém-nascido se chamasse Diogo Alexandre, à semelhança do seu filho, de 16 anos.
  • 11:30 FLASH VIDAS
  • 15:15 NOVELA